• Helton & Deus Advogados

5 Sinais infalíveis para saber se você está em um relacionamento abusivo



O relacionamento abusivo nem sempre é caracterizado por agressões físicas, pois o abuso pode ser de ordem psicológica.


Na verdade, o abuso psicológico à mulher ocorre quando o parceiro tenta controlar a vida da companheira em todos os sentidos, com o objetivo de manipular a visão que ela tem de si mesma e sobre os outros, causando uma distorção sobre a sua capacidade de percepção da realidade.


Normalmente mulheres que estão em um relacionamento abusivo sofrem ameaças do agressor que afetam diretamente o seu emocional. Além disso, muitas mulheres sequer sabem que estão sofrendo abuso, pois acabam acreditando que as críticas e humilhações constantes do seu companheiro são justas e, até mesmo, merecidas.


E pensando em ajudar as mulheres que estejam passando por uma situação dessas, preparei aqui uma lista com 5 sinais infalíveis para saber se você está em um relacionamento abusivo:


1- Ciúmes em excesso: o agressor alega “amar demais” a mulher e por isso age sempre com ciúmes descabido, objetivando controlar as escolhas de sua companheira. O agressor ofende, humilha e até mesmo agride fisicamente a mulher, afirmando que é amor, mas na verdade é ciúmes descontrolado.


2- Controle sobre a vida da mulher: o abusador usa de argumentos convincentes para controlar as escolhas da vida da mulher, ou seja, ele é quem decide qual roupa ela vai vestir, com quais amigos ela pode manter contado, em quais lugares ela pode ir sozinha, se pode trabalhar fora de casa ou não, se pode cortar o cabelo ou não, entre outro inúmeros exemplos.


3- Afastamento da mulher de outras pessoas: o abusador usa de argumentos para afastar a mulher de amigos, colegas e até mesmo familiares, pois nenhum destes são boas companhias. Assim, a mulher se afasta de todos e passa a depender ainda mais do companheiro.


4- Controle financeiro: o abusador controla toda a finança da casa, de modo que a mulher não tem autonomia sobre sua vida financeira e precisa de permissão do homem para comprar qualquer coisa.


5- Exigir relação sexual: o abusador faz chantagens e ameaças para ter relação sexual com a mulher, ou até mesmo a obriga a se relacionar contra a sua vontade. Lembrando que sexo forçado dentro de um relacionamento pode ser enquadrado como crime de estupro.


Os sinais são inumeráveis, mas se você se identificou em algumas dessas situações talvez seja o momento de reavaliar o seu relacionamento e lembrar que você é capaz de viver muito feliz sem um companheiro que apenas te desestimula, acaba com sua autoestima e a faz sentir completamente dependente.


Se você mulher está em um relacionamento abusivo, o ideal é que procure a ajuda de profissionais da psicologia para superar os abusos e seguir em frente. De igual modo, existe a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180), que é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial, para denúncias de abusos físicos e psicológicos.


Além disso, se você é casada ou possui união estável, seja reconhecida no cartório ou não, e deseja pôr fim ao relacionamento abusivo, oriento que procure um advogado(a) de sua confiança para que possa ficar por dentro dos seus direitos e dos direitos dos seus filhos.


Lembrando que, o fim do relacionamento pode implicar no direito de pensão alimentícia em favor da mulher, principalmente quando o abusador proibiu a mulher de ingressar no mercado de trabalho e até mesmo se qualificar ao longo de anos se dedicando exclusivamente à família.


O Escritório Helton & Deus Advogados atua de forma especializada nas mais diversas demandas envolvendo Direito de Família, atendendo nossos clientes com excelência e total privacidade, inclusive nas plataformas online. Clique aqui para agendar a sua consulta ou entre em contato pelo advogados@heltonedeus.com.br.


Veja mais: Ainda existe pensão alimentícia para o ex-cônjuge?


Entre em nosso Canal no Telegram e receba o nosso melhor conteúdo informativo


Jéssica de Deus

Advogada - OAB/MG 177.099

44 visualizações

Helton & Deus Sociedade de Advogados - OAB/MG 7.737  - CNPJ 31.457.273/0001-93

Rua Araguari 358, Térreo Loja 03, Barro Preto - Belo Horizonte/MG - CEP 30190-110
Tel,. (31) 3245-6384 / (31) 98335-3885

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS